Príncipios Gerais
A Bolsa de Diamantes de Lisboa by ADPT foi fundada em 2015 e está inscrita sob o número de pessoa coletiva 513584714, como pessoa jurídica de direito privado, associação civil, sem fins lucrativos, de carácter moral, cultural e científico, evolucionista, progressista, regular, legal e legítima, constituída por prazo indeterminado como Associação indissolúvel.
Instituição essencialmente, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista, a Bolsa de Diamantes de Lisboa by ADPT proclama a prevalência do espírito de interajuda da classe diamantífera, e dos profissionais ligados diretamente à atividade; Pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade.
Os seus fins são a Liberdade, a Igualdade, a Fraternidade e a defesa dos direitos e deveres da classe. Reconhece o trabalho como dever social e direito inalienável, julga-o dignificante e nobre sob quaisquer formas.
Proclama que os homens são livres e iguais em direitos e que a tolerância constitui o princípio cardeal nas relações humanas e de negócios, para que sejam respeitadas as convicções e a dignidade de cada um.
Condena os privilégios e as regalias, enaltecendo o mérito da inteligência e da virtude, bem como o valor demonstrado na prestação de serviços pela Associação à Pátria e à classe dos Diamantiers.
Afirma que o sectarismo político, religioso ou racial é incompatível com a universalidade do espírito da Bolsa de Diamantes de Lisboa by ADPT. Combate a ignorância e a tirania. Define a plena liberdade de expressão de pensamento, como direito fundamental do membro, admitida a correlata responsabilidade.
Sustenta que os membros da Bolsa de Diamantes de Lisboa by ADPT têm os seguintes deveres essenciais: fidelidade, devotamento à Pátria e ao sector dos diamantes e obediência à lei.
Recomenda a divulgação da sua doutrina pelo exemplo e pela palavra e combate, terminantemente, o recurso à força e à violência para a consecução de quaisquer objetivos.